quarta-feira, 12 de agosto de 2009

40 Anos da Capa de Abbey Road

No dia 08 de Agosto de 1969,Os Beatles se reuniram na frente dos estúdios Abbey Road para fazer a famose capa que seria seu ultimo disco gravado,o álbum Abbey Road que antes tinha o nome provisório que era Everest.As sessões de fotos começaram entre 10 e 11:35 da manhã de forte sol,com um fotógrafo contratado pela EMI,o Iain MacMillan.A idéia inicial do nome para o disco era Everest veio de uma marca de cigarros que engenheiro de som Geoff Emerik fumava.
"Paul fez um esboço num papel desenhando 4 rapazes atravessando a zebra em frente aos estúdios.Um policial segurou o tráfego enquanto a banda atravessava para lá e pra cá na faixa.Foi dado aproximadamente 15 minutos." disse Brian Southall autor de histórias sobre os estúdios Abbey Road.

Foi tirado 7 ou 8 retratos que agora estão nos arquivos da Apple mas incrivel a diferença delas para o final da arte da capa.Após isto, Paul escolhe por fora dos 6 retratos tomados o melhor para o LP.Depois das sessões de fotos,Paul foi para casa com John na Cavendish Avenue,George foi com Mal no Zoo de Londres no Regent's Park, e Ringo foi no shopping,Depois a tarde,nos estúdios Abbey Road começando às 2.30 da tarde até às 9:45 da noite trabalharam nas músicas The End,I Want You e OH! Darling com George Martin e os engeheiros Geoff Emerik e Alan Parsons.

Curiosidades na capa

-Paul é o único descalço, com cigarro e fazendo o passo diferentes dos outros.
-Numa entrevista recente,Paul disse que estava tão calor que tirou as sandálias que usou nas primeiras fotos e atravessou.
-Na placa do fusca branco está escrito "28 se ele tivesse vivo" mas uma indicação que Paul estava morto.
-George foi moldado como o coveiro, o Ringo o empresário, e o John o padre.
-Em 1993 Paul faz a mesma capa atravessando com a cadela Martha com o título "Paul Is Live"
-Outra curiosidade é que não tem nada escrito na capa do disco,Isso é graças a John Kosh, que na época, era diretor criativo da Apple.

"Eu insistia que não tinha necessidade de escrever o nome da banda na capa", diz ele.
"Eles foram a banda mais famosa do mundo depois de todos - EMI disse que nunca vendeu qualquer álbum se não estivesse quem era a banda, mas eu tenho o meu caminho, e fugiu com ele."

Fonte : http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/8188475.stm no link tem um video da BBC News sobre os 40 anos do disco.

Colaboração: Breno Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário